OBSERVATÓRIO, narrativa do Novo na Investigação

OBSERVATÓRIO é um projecto institucional, e que decorre das actividades do Curso de Doutoramento em Arte e Design, 2ª edição, 1º semestre. O que aconteceu no dia 3 de Março de 2011, dia de inauguração do projecto no Museu da FBAUP, foi uma manifestação de Escola, um exercício de excelência e de convicção num futuro verdadeiramente promissor de construção de uma identidade que faz projectar a realidade das Artes Plásticas e do Design em memória objectiva. O que acontece com este projecto é a possibilidade de acreditarmos, todos, num novo paradigma. De facto, o que este projecto nos diz é o seguinte: é possível construir uma Escola onde a pluralidade de sentidos seja possível. É possível unir uma Escola desunida. É possível realizar um projecto de Escola sem exclusões. Uma Escola que acredite. Uma Escola onde se ensine e se investigue. Uma Escola maior que seja digna do seu passado, que ambicione pensar o seu presente, que ouse fazer o que deve. O DAD e os seus estudantes e professores estão nesta frente de construção de uma narrativa do Novo na Investigação em Arte e Design.