Conteúdos Programáticos

Introdução

Na sequência da reforma de Bolonha, a maioria das Unidades Orgânicas Universitárias alteram os seus antigos planos de doutoramento, assentes no sistema de acompanhamento tutorial, ensaiando o modelo de três anos, com estrutura curricular no primeiro ano.

O Programa de Doutoramento em “Arte e Design”, proposto pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desenvolve-se no território de Investigação em Arte e em Design e destina-se ao prosseguimento de estudos em áreas científicas nas Artes Plásticas, Design, Curadoria, Crítica de Arte e em outras áreas relevantes no campo de investigação em causa. Pretende implementar e aprofundar uma cultura de investigação própria das Artes Plásticas, do Design e das disciplinas do conhecimento que lhes estão associadas, contribuindo para uma definição dos perfis de pesquisa neste território de investigação a nível avançado.

A necessidade de autonomizar a investigação em Artes Plásticas e em Design daquele que é tradicionalmente o modelo de investigação nas Ciências e Humanidades, definindo critérios de pesquisa e de formulação de teses próprias das Artes em geral, e das Artes Plásticas e do Design em particular, afigura-se como premente no domínio da investigação de 3º Ciclo. Para isto é necessário determinar modos de comunicar a investigação de atelier, modos de articulação desta com aquela que é levada a efeito nas disiciplinas associadas, e modos de avalizá-las no conhecimento contemporâneo.

Assim, o Programa de Doutoramento em “Arte e Design” estrutura-se num plano de estudos único, com opção de especialização, numa unidade curricular, em prática artística ou design, ou em alternativa, em estudos de arte e design, com a dupla valência de investigação por tese teórico-prática ou por tese teórica, dando às duas especializações oportunidades de contacto, intercâmbio e trabalho conjunto, instituindo um território de investigação inovador no panorama actual em Portugal, e contribuindo para a definição da investigação neste território do conhecimento por direito próprio.

O ano curricular tem como objectivos o fornecimento de ferramentas de pesquisa crítica e laboratorial conducentes à demarcação do perfil de investigação e à elaboração do respectivo projecto de tese, a ser submetido a aprovação em Prova de Aferição no final do primeiro ano, e a levar a cabo nos restantes anos do Programa de Doutoramento que procedem ao seu desenvolvimento avançado.

 

Conteúdos Programáticos / Sinopses das Unidades Curriculares

Ano curricular

Práticas e Estudos Avançados 1

A Unidade Curricular pretende desenvolver competências e conhecimentos avançados nos diferentes campos da arte e do design, cruzando as componentes de investigação e de criação. Funcionando no primeiro semestre, a Unidade Curricular aborda um conjunto de questões consideradas relevantes na produção do conhecimento contemporâneo nas diferentes áreas, e contribui para a estruturação dos dois perfis opcionais do Doutoramento: um laboratorial/projectual e um de desenvolvimento teórico e crítico.

O desenvolvimento da Unidade Curricular centra-se em torno de sessões de trabalho em grupo e trabalho de atelier, apoiado por um grupo de docentes de excelência nas diferentes áreas, sendo os procedimentos de avaliação de natureza contínua e implicando a apresentação regular do progresso de estudos.

 

Práticas e Estudos Avançados 2

Esta Unidade Curricular, prossegue as intenções e desenvolvimento da Unidade Curricular que a precede, Práticas e Estudos Avançados 1, destinando-se ainda à eventual reformulação do projecto de investigação que o estudante deverá apresentar no final do semestre, consubstanciando a opção do perfil em causa.

Para o perfil de tese teórica o desenvolvimento curricular efectua-se, tanto num âmbito histórico como crítico, apoiado em metodologias de investigação actualizadas e na recensão de textos e autores de referência. Para o perfil de tese teorico-prática a Unidade Curricular fornece e desenvolve ferramentas avançadas de criação em artes e design, em regime de atelier no ambiente tecnológico específico a partir da proposta de investigação de cada estudante.

Tal como no semestre que a precede, o desenvolvimento curricular desta Unidade Curricular centra-se em torno de sessões de trabalho em grupo e trabalho de atelier individual, apoiado por um grupo de docentes de excelência nas diferentes áreas. Igualmente, no que diz respeito aos procedimentos de avaliação, estes são de natureza contínua, culminado com a entrega de um Relatório de Ano Curricular que inclua a demonstração da opção do perfil de investigação, o planeamento do progresso de estudos, um ensaio ou texto contextualizante da investigação e, para o modelo da tese teorico-prática, a apresentação da investigação de atelier ou projectual.

 

Seminários de Arte e Design 1 e 2

A Unidade Curricular pretende construir uma panorâmica crítica, teórica e profissional, na problematização, análise e identificação de núcleos e campos de investigação dentro do panorama da Arte e do Design actual. Tal como o nome indica, a Unidade desenvolve-se curricularmente em regime de seminários, apoiada no contributo de investigadores, críticos, artistas, designers e especialistas de mérito, convidados para o efeito.

Os procedimentos de avaliação contemplam a preparação de um dossier de oradores e ensaios baseados nas temáticas versadas ao longo do semestre de acordo com a determinação do docente ou docentes responsáveis pela Unidade Curricular.

 

Metodologia e Práticas de Investigação

A Unidade Curricular procura identificar paradigmas epistemológiocos de pesquisa, promovendo o conhecimento de métodos de investigação actualizados; a utilização de instrumentos e práticas de investigação e as suas aplicações ao processo de investigação nas artes, no design e nos estudos de arte e design. A Unidade Curricular apoia a preparação do projecto de tese, seja esta no perfil de Tese Teórica ou no de Tese Teorico-prática, sendo os procedimentos de avaliação de natureza contínua.

 

2 e 3º anos

Práticas de Investigação 1 e 2

A Unidade Curricular pretende promover as actividades de estudo e investigação complementares e paralelas ao desenvolvimento da Tese, nomeadamente: comunicações em congressos e seminários em territórios relevantes do conhecimento; artigos publicados em revistas de reconhecido mérito científico; viagem de estudos com relatório; trabalhos de investigação em arquivos e leccionação de aulas sobre a matéria da investigação.

O desenvolvimento curricular baseia-se por isso em apresentações regulares do progresso de estudos, do estado da tese e do trabalho de investigação de atelier para a tese teorico-prática.

 

Tese 1 e 2

Período destinado ao desenvolvimento individual dos trabalhos conducentes à tese de doutoramento.

Este período tem um enquadramento de orientação por um orientador de tese, aprovado pela Comissão Científica, e pressupõe apresentações regulares do progresso de estudos. Pretende-se que o estudante demonstre capacidade de pesquisa individual, mas que contribua também para a cultura de investigação vigente na Universidade do Porto e na Faculdade de Belas Artes em articulação com a dinâmica de investigação nacional e internacional no campo das Artes, do Design e dos Estudos Artísticos.

Os procedimentos de avaliação apoiam-se em apresentações regulares, culminando com a apresentação e defesa públicas da Tese, tanto no modelo Teórico como no Teórico-prático.