• 04.06.2012

DAD2_RELATÓRIOS DE PROGRESSO_5 E 19 DE NOVEMBRO DE 2012

DAD2

RELATÓRIOS DE PROGRESSO

modelo e calendário de apresentações

O artigo 7º, alínea c), do RIDAD, refere: “A apresentação e defesa, no final do 2.º ano do Ciclo de Estudos, de um relatório de progresso sujeito a debate; com base nesse relatório e na prestação do estudante durante o debate o orientador e/ou co-orientador, quando exista, deverá elaborar um parecer anual sobre o seu progresso, à Comissão Científica do Ciclo de Estudos, sob a forma de relatório escrito, nos termos do previsto no artigo 12.º do Regulamento Geral dos Terceiros Ciclos de Estudos da UPorto”.

Assim, a comissão científica do DAD, reunida no dia 28 de Maio de 2012, deliberou, por unanimidade, aprovar o seguinte modelo e calendário de apresentações dos relatórios de progresso da 2ª edição do DAD.

a) Entrega pelos estudantes de um relatório de progresso dos respectivos projectos de investigação, em suporte digital (dad@fba.up.pt), e em suporte papel na Secretaria da Faculdade (ao cuidado de Lúcia Sousa), na data-limite de 5 de novembro de 2012;

b) Apresentação e defesa dos relatórios de progresso no dia 19 de novembro de 2012.

19 de Novembro

10.00 – Ana Isabel Pais de Oliveira

A Entropia da cor: presença, significado e influência na obra picotrica e arquitectónica.

orientação do Professor António Quadros Ferreira, FBAUP.

10.15 – António Pedro Crespo Martins

A Questão do Valor nos Objectos de Arte.

orientação do Professor Bernardo Pinto de Almeida, FBAUP.

10.30 – Fabiana Feronha Wielewicki

Uma estratégia ficcional em artes visuais: a fotografia como observatório da paisagem.

orientação do Professor Paulo Bernardino das Neves Bastos, Universidade de Aveiro.

10.45 – Fátima Santos

A teoria musical e o processo pictórico.

orientação do Professor Francisco Laranjo, FBAUP.

11.00 – Joana Rêgo

A Palavra e a Imagem enquanto diálogo visual na pintura contemporânea em Portugal. Imagens escritas. Duplas leituras, orientação do Professor António Quadros Ferreira, FBAUP.

11.15 – José Pedro Serapicos de Borda Cardoso

A identidade na escola: um estudo sobre símbolos e marcas de representação institucional centrado na obra de autores da escola de belas artes do porto.

orientação do Professor Rui Jorge Leal Ferreira Mendonça da Fonseca, FBAUP.

11.30/12.30 – Debate conjunto

15.00 – Maria de Lurdes Rodrigues Cardoso Moreira da Costa

O Desenho na Escrita/ A escrita no Desenho. Espaços de cumplicidade, interpretação e diluição.

orientação do Professor António Quadros Ferreira, FBAUP.

15.15 – Miguel Luiz Ambrizzi

Jogos poiéticos. Análise e experimentação das relações entre a criatividade e a memória no processo artístico.

orientação do Professor Paulo Luís Ferreira de Almeida, FBAUP.

15.30 – Paulo José Nunes Teixeira da Silva

Evocação da transdisciplinaridade na arte portuguesa, “Almada, um nome de Guerra” de Ernesto de Sousa.

orientação do Professor Fernando José Pereira, FBAUP.

15.45 – Pedro Jorge Couto Cardoso

Para um modelo da dinâmica da ação nos videojogos.

orientação do Professor José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca, FBAUP.

16.00 – Ricardo Areias

Para uma Genealogia da Arte Experimental nas décadas de 60 e 70 – Mecanismos Colaborativos com participação portuguesa na cena artística internacional,

orientação da Professora Lúcia Matos (FBAUP).

16.15 – Sérgio Rafael Tomé das Neves Eliseu

O Mundo como uma `CAVE`.

16.30 – Teresa Margarida Luzio Morais

Performance Autobiográfica como prática e crítica de si. Estratégias de ficção de si a partir de experiências situação-limite. Uma investigação em Prática Artística,

orientação da Professora Isabel Baraona (ESAD.CR).

16.45/17.45 – Debate conjunto

c)  Observações: Cada Estudante dispõe do tempo máximo de 15 minutos para apresentar e defender o seu relatório de progresso. Participam neste processo, para além dos estudantes, os respectivos orientadores e ou co-orientadores, e, ainda, a comissão científica do DAD. No final de cada sessão, da parte da manhã, e da parte da tarde, ocorrerá debate conjunto, com o tempo limite de 60 minutos. Em função da prestação dos estudantes, cada orientador deverá elaborar e apresentar, até 10 de Dezembro de 2012, um parecer anual sobre o progresso, à Comissão Científica do Ciclo de Estudos, sob a forma de relatório escrito, de cada um dos estudantes. As sessões ocorrerão no Auditório da Edifício Sul. O relatório de progresso deve desenvolver todo o trabalho de investigação que decorreu, apenas, ao longo do segundo ano do ciclo de estudos, isto é, a partir do momento em que foram registadas as PPT, Propostas de Projecto de Tese para efeitos de inscrição definitiva. O objectivo, principal, da apresentação, defesa e debate dos processos de investigação, é não só o de dar a conhecer o ponto de situação, como o de se suscitar síntese e eficácia da prática comunicativa.

FBAUP, 25 de Julho de 2012

António Quadros Ferreira