Exposição PEA2: ORALIDADE, FUTURO DA ARTE?

Doutorandos do DAD – 2ªedição
Exposição PEA2
Museu FBAUP, 8.9.11—16.9.11

A partir de um texto de Ernesto de Sousa, ORALIDADE, FUTURO DA ARTE?, os estudantes do DAD – 2ª edição desenvolveram um trabalho que, realizado no âmbito de PEA2, se mostra no Museu da FBAUP. À semelhança do ocorrido no final do 1º semestre estaremos em presença de um trabalho que deve servir de testemunho, junto da comunidade académica, da possibilidade de se fazer repercutir motivações acrescidas nas naturezas de cada um dos projectos de investigação. O texto de Ernesto de Sousa surge catalizador, mobilizador, e pertinente de contemporaneidade. A partir desta proposta foi possível reconstruir imaginários e narrativas, foi possível dar sustentabilidade à natureza investigativa nos processos de pensar e de fazer o projecto. Esta exposição, que antecipa a apresentação dos projectos de investigação em sede de Provas de Aferição, tem ainda o mérito de se suscitar como antecâmara do que será o caminho proposto pelos estudantes do DAD – 2ª edição ao longo do seu 3º ciclo de estudos.

De facto, o que aqui presenciamos, uma vez mais, é o exercício de reiteração de que a investigação em arte e design deve ser objecto de uma incessante procura de identidade que contribua para uma definição de território próprio. Justamente aquele que permite a inscrição permanente de uma narrativa de cada um dos doutorandos em domínio de investigação agregado a práticas científicas através de projectos também aplicados e ou multidisciplinares, onde seja possível desenvolver práticas contemporâneas de arte e de design. Onde seja possível, ainda, a construção do sentido de uma lógica de apreensão do real, do pensar e do fazer na sua correspondência com o projecto, do documental como forma contínua e sistemática na construção de memórias, da reiteração de estratégias de adequação entre o processo e o objecto, e do lugar enquanto hipótese de narrativa visual estruturante, entre muitas outras situações. O que aqui se testemunha, finalmente, é um exemplo, positivo, de que se deseja partilhar, e que afinal demonstra a efectiva possibilidade da investigação em arte e design acontecer com mobilização, empenho, e entusiasmo.

É possível, finalmente, perceber-se aqui e agora, por sedimentação de estratégias desenvolvidas e partilhadas com os estudantes do DAD_2ª edição, a consistência do projecto de doutoramento em Arte e Design que apresenta características verdadeiramente inovadoras, onde a sua matriz é configurada por um entendimento plural inscrito em áreas científicas e do saber transversais e identitárias de um reinventado programa de Escola.

António Quadros Ferreira
FBAUP, 8 de Setembro de 2011