Proposta de Projecto de Tese (PPT) 2012

Proposta de Projecto de Tese (PPT) para o Doutoramento em Arte e Design

No âmbito da UC de Práticas e Estudos Avançados 2 (PEA2), comunica-se a data limite de 22 de Junho de 2012 para os estudantes entregarem a Proposta de Projecto de Tese (PPT) para o Doutoramento em Arte e Design. Mais tarde, e em data a especificar, os mesmos projectos/propostas de investigação serão apresentados publicamente, aquando do momento expositivo.

1. Propostas de Projecto de Tese (PPT) do Programa

de Doutoramento:

Estas desenvolvem-se em dois modelos distintos, tendo em conta as diferentes estratégias de investigação e a opção da área científica em que o estudante decida realizar a tese sob a forma de:

1.1 – Um projecto de criação artística, constituído por uma componente prática (objecto(s), ou dispositivo(s), a apresentar no espaço do Museu da Faculdade), e por uma componente escrita (forma científica) nas áreas científicas de Arte (Pintura, Escultura, Multimédia), Design ou Desenho.

Esta componente escrita terá a função de apresentar, enquadrar e contextualizar a componente prática, ou o objecto que faz centrar a investigação, a sua pergunta, o tema e respectivos objectivos. A componente escrita corresponderá a um texto original, com um número de palavras compreendido entre 5.000 a 7.500. Este texto deve compreender: um título (provisório) para o Projecto de Tese (PPT); palavras-chave (3 a 6) sumário do projecto; estado da arte remetendo para as referências bibliográficas (10-15); objectivos (3 a 6); metodologia de investigação; plano detalhado do desenvolvimento da investigação projectado a dois anos; lista de referências bibliográficas.

1.2 – Um projecto para proposta em Estudos de Arte (Pintura, Escultura, Multimédia), Design ou Desenho. Este projecto deve incluir a produção escrita (forma científica) de um paper original, que terá a função de apresentar, enquadrar e contextualizar a componente teórica da investigação, a sua pergunta, o tema e respectivos objectivos. Este paper deverá ter um número de palavras compreendido entre 10.000 a 12.500. Este texto deve compreender: um título (provisório) para o Projecto de Tese (PPT); palavras-chave (3 a 6) sumário do projecto; estado da arte remetendo para as referências bibliográficas (10-15); objectivos (3 a 6); metodologia de investigação; plano detalhado do desenvolvimento da investigação projectado a dois anos; lista de referências bibliográficas.

Deste paper deverá ainda resultar um poster (formato 70×100 cms), sob a forma de síntese dos conteúdos e será apresentado no espaço do Museu da Faculdade.

2. Entrega dos documentos:

A componente escrita do projecto de criação (ponto 1.1), bem como o paper (ponto 1.2), devem ser entregues:

2. 1 – quatro exemplares em formato policopiado e formato digital, onde conste um resumo (abstract) da proposta para projecto de Tese;

2. 2 – exemplar em formato digital de um corpo documental, fotográfico e/ou videográfico, de exercícios preliminares sobre os temas e/ou objectos de estudo da tese.

3. Observação das COMPETÊNCIAS das Propostas de Projecto de Tese (PPT) do Programa de Doutoramento:

3.1 – Alargar o reportório artístico e a produção de design no sentido destes se inscreverem nos problemas reais da sociedade, face aos quais o investigador deixe a sua marca intrinsecamente associada à vida e às ideias dos homens;

3.2 – Incrementar processos capazes de implementar a problematização dos assuntos, segundo os quais seja possível uma evolução progressiva em direcção a uma concepção inovadora da direcção artística e estética;

3.3 – Compreender a consistência e coerência dos processos de pensar e fazer o discurso artístico e do design, face a reportórios e narrativas previamente definidas e tendo como horizonte a produção de objectos passíveis de problematização teórica e ou teórico-prática.

4. Observação dos OBJECTIVOS das Propostas de Projecto de Tese (PPT) do Programa de Doutoramento:

4.1 – apreensão das questões epistemológicas e metodológicas inerentes à investigação e construção do conhecimento cientifico, enfatizando paradigmas e métodos de pesquisa privilegiados no campo da arte e do design;

4.2 – problematizar a investigação, através de uma questão ou questões de partida, enquadramento teórico, metodologias a utilizar, cronograma da investigação e bibliografia essencial.

5. CRITÉRIOS de avaliação para as Propostas de Projecto

de Tese:

O projecto/proposta de investigação, entregue e apresentado publicamente, será objecto de avaliação quantitativa (de 0 a 20 valores), tendo em conta, nomeadamente, os seguintes critérios:

5. 1 – Criatividade e originalidade do assunto a tratar, segundo as regras previstas na lei que regula os doutoramentos;

5. 2 – Pesquisa, sustentação conceptual e teórica contextualizada por um “estado de arte” que respeite a existência de outros projectos e literatura sobre os respectivos temas de investigação;

5. 3 – Pertinência e coerência do tema e do projecto e naquilo que este poderá constituir como adiantamento inovador no campo da Arte e do Design, em Portugal;

5. 4 – Valorização de uma metodologia que torne executável a investigação no sentido da resolução dos problemas enunciados, segundo um calendário previamente estabelecido;

5. 5 – Clareza e fluidez de ideias expostas, na sua vertente formal (escrita e verbal).

Docentes Responsáveis pela UC PEAII:

António Quadros Ferreira, Adriano Rangel, Amaral da Cunha e Lúcia Matos

FBAUP, 30 Abril 2012